Matéria x Porcus Natura

UM DIA NO MONTADO
ESGOTADO


Fotografias de Tiago Pais

Já conheces a Herdade de São Luís - Porcus Natura? 
Francisco Alves, proprietário e responsável pela Herdade de São Luís, na Serra de Monfurado, onde está localizada a Porcus Natura, desenvolve um sistema extensivo de agricultura regenerativa, iniciado pelo seu pai. 

E o que é que isso significa - Agricultura Regenerativa?
Significa que usam todas as espécies que vivem na Herdade - Bovinos, Porco Alentejano, Cabra Serpentina e Ovelha Merina Preta - em prol da produtividade do solo, para que este não só tenha pasto de qualidade, mais fértil e com maior biodiversidade, como seja um óptimo sequestrador de carbono e equilibre as emissões provocadas pelos animais. Isto faz-se promovendo uma dinâmica de rotação dos espaços percorridos pelos animais diariamente e, simplesmente, “deixando-os trabalhar”.

Podes ler a Bio completa deste produtor aqui!

Mas o que é que vai acontecer neste dia?
O Francisco vai levar-nos numa visita guiada exclusiva pelo Montado e vai explicar-nos in loco tudo isto. Vais ficar a conhecer de perto o trabalho incrível que por lá se faz, que achamos que todos têm de conhecer, e que exige conhecimento e vontade de fazer diferente. 

Então e depois não se almoça?
Claro que sim! Depois da visita, lá pelas 13h30, espera-nos um almoço preparado pelos chefes António Galapito, João Rodrigues e Vasco Coelho Santos com todas as carnes que por lá se criam. Os pratos só eles é que sabem, mas consta que vai haver Leitão na brasa, Borrego e Cabritos assados e Estufado de grão e Porco . Além das carnes vamos poder também provar alguns produtos incríveis que o Talho das Manas nos vai trazer.

Onde é que é?
Na Herdade S. Luis, Ermida de São Luís da Mogueira.
Serra de Monfurado, Montemor-o-Novo
Vê aqui o caminho

É muito fácil, apanhas a A6 em direcção a Espanha, sais na primeira saída para Montemor, segues em direcção a Santiago do Escoural e vais encontrar a saída à direita para a Ermida de S. Luís. Quando virares vais dar com uma bifurcação e segues pela direita. Vais andar cerca de 3km numa estrada de terra, algumas zonas têm o piso mais dificil, mas um carro normal passa sem problema. Quando achares que estás perdido/a não desistas e vai com tudo, estás quase a chegar! :)

Em que dia é? Sábado, 1 Maio 2021, Dia do Trabalhador
A que horas devo chegar? 11h30
Quanto custa? 50€ p/pessoa
Posso levar crianças? Por favor, até aos 12 anos são convidadas! Queremos muito que venham e quando lhes servirem o almoço na cantina da escola perguntem de onde vem aquela carne :)
Como é que reservo o meu lugar? Envia um email para geral@projectomateria.pt com o número de pessoas e recebes todas as informações.
Vou ter rede ou WiFI? Não, não vais ter wifi, nem rede, nem electricidade. Vai preparado!
Nota importante: Não venhas de saltos altos nem de ténis brancos.

OBRIGADO A TODOS, ESTE DIA ESTÁ ESGOTADO!


Sobre estes dias

Os Dias nos Produtores são dias únicos e muito especiais em que se pretende levar as pessoas a conhecer de perto o trabalho que fazem e provar os seus produtos no seu território durante um almoço ou jantar.

Com estas pequenas acções, em linha com o trabalho que tem sido desenvolvido, queremos reforçar junto do grande público a importância cada vez maior de conhecer o trabalho de quem produz, de onde vêm os produtos que consumimos, e sobretudo contribuir para uma maior valorização e capacitação do próprio produtor. Criar nas pessoas a vontade de os visitar, de os conhecer.

Estas acções têm também um objectivo muito importante, permitem potenciar cada vez mais as ligações entre outros produtores da região, que são convidados para estarem presentes neste dia, e a criação de sinergias e partilha de recursos e soluções entre eles, de forma a tornarem cada vez mais os seus trabalhos e negócios sustentáveis e a sua região mais forte.

O desenvolvimento de sinergias e estratégias conjuntas entre produtores é um caminho que achamos fundamental para o crescimento económico deste setor, sem comprometer a qualidade e pequena escala das suas produções.

Este evento conta com o apoio da Herdade S. Luís Porcus Natura, Talho das Manas, S.P.O.T.