Frangos do Além
Projecto fundado por Bernardo Agrela que reúne criadores de aves de raças autóctones portuguesas.
Bernardo Agrela, 34 anos, cozinheiro de formação e com um imenso interesse pela portugalidade e por cuidar das suas raízes, começou há mais de 5 anos a pensar em novas e melhores formas de proporcionar experiências gastronómicas de outro mundo ao seu cliente, sem que este tenha de se levantar da mesa ou ir a casa da avó para saborear um delicioso frango do campo.
Assim nasceu, no Verão de 2023, os Frangos do Além, um projecto que reúne uma comunidade de criadores de aves de raças autóctones portuguesas que respeitam os métodos de produção avícola ancestrais. Em Portugal, há quatro raças autóctones de galinhas que correm o risco de entrar em vias de extinção. A missão deste projecto passa por incentivar os criadores que ainda produzem estas aves a continuar a fazê-lo, garantindo que têm as melhores condições para o efeito, mas não só, pretende escoar de uma forma digna este produto diferenciado, acrescentando-lhe valor.6
Com localizações muito distintas em vários pontos do país, que vão desde a Serra da Estrela, a Elvas ou Alverca, Bernardo acompanha de perto o trabalho destes produtores e da sua produção, de forma a garantir a qualidade do produto que chega ao cliente final.
Como é normal e esperado em tudo o que segue a natureza e respeita a sazonalidade, tudo muda de dia para dia e, por isso, nem sempre há Frangos do Além e quando há, nem sempre são iguais.
Actualmente apenas é possível adquirir estes frangos através da página de instagram do projecto - @frangosdoalem, com entregas em casa na zona de Lisboa.