Matéria X Salmarim
UM DIA NA SALINA
Já conheces a Salmarim?
Estávamos em 2007, o ano da reviravolta de Jorge Raiado, com a estreia no papel de pai e de salineiro. O trabalho centrava-se na salina de um hectare que o pai de Sandra Madeira, a mulher, tinha comprado. Desde então, o sal – “moeda” de pagamento dos soldados da Roma Antiga que, devido aos seus benefícios, era considerado uma dádiva divina – passou a negócio. Mas Jorge Raiado queria ir mais além: “andámos sempre à procura do que não havia no mercado, queríamos aquilo que não havia.”
Apostado nesse predicado, recorreu à Universidade do Algarve e quis ver melhorias no processo de produção, de modo a desenvolver a qualidade do seu produto. De salineiro comum, o nosso entrevistado passou a ser mais selectivo, dando preferência à fina flor da flor de sal, no Moinho das Meias, na Reserva Natural do Sapal de Castro Marim e Vila Real de Santo António, localizado no sotavento algarvio, onde a paisagem inóspita cobre o horizonte.
Podes ler a Bio completa deste produtor aqui!
O que é que vai acontecer neste dia?
O Jorge vai levar-nos numa visita guiada exclusiva pela Salina e vai explicar-nos tudo sobre este produto, a sua história, variedades e a sua forma de produção.
Como é o Jantar?
O jantar vai ser preparado pelos Chefes João Rodrigues e Aitor Arregui, do restaurante Elkano no País Basco, considerado uma referência mundial pela forma incrível com que trabalha o Peixe e eleito o #30 pela lista The World’s 50 best Restaurants.
Sobre o Aitor Arregui
Aitor Arregui nasceu na Getaria em 1971, passou a infância mergulhado nos negócios da família e são 3 as imagens gravadas com sangue e fogo na sua memória e que o marcaram: Pedro, o seu pai, na churrasqueira, a mãe Mari José, na sala do restaurante e a avó Joxepa, incansável na cozinha do bar. A relação profunda com a sua família, em especial com seu o pai, onde a transmissão de uma “filosofia” e de um “saber fazer” eram palavras de ordem, foram determinantes na sua entrega ao Elkano, tornando-o no seu projecto de vida.
Onde é que é?
Salmarim
Salina do Moinho das Meias
Castro Marim
Como chegar
Em que dia é? Existem dois dias possíveis, 27 ou 28 de Junho.
A que horas devo chegar? 16h30
Sobre estes dias
Os Dias nos Produtores são dias únicos e muito especiais em que se pretende levar as pessoas a conhecer de perto o trabalho que fazem e provar os seus produtos no seu território durante um almoço ou jantar.
Com estas pequenas acções, em linha com o trabalho que tem sido desenvolvido, queremos reforçar junto do grande público a importância cada vez maior de conhecer o trabalho de quem produz, de onde vêm os produtos que consumimos, e sobretudo contribuir para uma maior valorização e capacitação do próprio produtor. Criar nas pessoas a vontade de os visitar, de os conhecer.
Estas acções têm também um objectivo muito importante, permitem potenciar cada vez mais as ligações entre outros produtores da região, que são convidados para estarem presentes neste dia, e a criação de sinergias e partilha de recursos e soluções entre eles, de forma a tornarem cada vez mais os seus trabalhos e negócios sustentáveis e a sua região mais forte.
O desenvolvimento de sinergias e estratégias conjuntas entre produtores é um caminho que achamos fundamental para o crescimento económico deste setor, sem comprometer a qualidade e pequena escala das suas produções.
Este evento conta com o apoio da Nutrifresco, Morgado do Quintão Feito no Zambujal, Clube bbq. e S.P.O.T.