Rede de Tabernas do Alto Tâmega
Outros projectos
Fotografias de Humberto Mouco
Criada pela Associação de Desenvolvimento da Região do Alto do Tâmega (ADRAT), em 2004, com o intuito de preservar e conservar os hábitos e cultura transmontanos, a Rede de Tabernas do Alto Tâmega conta, atualmente, com 14 tabernas aderentes à rede.
O objetivo central foi, à data, a implementação de um novo conceito de restauração assente nos preceitos familiares e tradicionais, onde, mediante reserva, o público pode encontrar produtos e pratos locais em cozinhas particulares, que são, por si só, sinónimo máximo da cultura popular regional.
Espalhados pelos municípios de - Boticas, Chaves, Montalegre, Ribeira de Pena, Valpaços e Vila Pouca de Aguiar – a Rede de Tabernas do Alto do Tâmega arrancou com 12 tabernas fundadoras, durante estes anos algumas fecharam e outras entraram, hoje são 14, no total.
Em 2020, sob coordenação da agência Mesa - cultura gastronómica e a curadoria do Chefe Vítor Adão, foi lançado um site com o mapeamento destes locais e várias inciativas no sentido de os promover.
www.tabernasdoaltotamega.com
Facebook/ @tabernasdoaltotamega
Instagram/ @tabernasdoaltotamega