Algarve

Mar. Ria. Serra. 

Al Gharb, em árabe, significa ocidente ou o território a ocidente, ou a região mais a ocidente de Al Andaluz

É Algarve desde o Barlavento, a Ocidente, com os concelhos de Aljezur, a Noroeste, e Vila do Bispo, a Sudoeste, a dar as boas-vindas ao vento, até o Sotavento, localizado a Nascente, no lado oposto à proveniência da força eólica, com os municípios raianos de Alcoutim, Castro Marim e Vila Real de Santo António a delimitar a fronteira com a vizinha Espanha. A soma das duas partes convergem num clima temperado mediterrânico caracterizado por Invernos curtos e uma longa época de estio.

A Sudoeste e a Sul, a característica árida do clima e do solo árido reflecte-se nas falésias inóspitas que dominam a costa algarvia banhada pelo Atlântico interrompidas, entretanto, pelos areais das praias, das maiores às mais recônditas. O mesmo mar irrompe sereno no Parque Natural da Ria Formosa, a Este, e desvanece aos pés de tão bela paisagem eleita pelas espécies de aves que, ao longo do ano, emprestam as suas diferentes tonalidades a esta apaziguadora envolvente, lugar eleito para a produção de plantas halófitas, os vegetais marinhos naturais do que a RiaFresh, de Miguel Salazar, desenvolve com base no elevado padrão de qualidade. 

As mesmas águas do oceano dão alento aos pescadores que, madrugada afora, vão mar adentro e ao raiar do dia rumam aos portos de pesca, para deixar o peixe que Pedro Bastos escolhe a dedo para a sua Nutrifresco. Aqui pesa a sazonalidade e as condições do pescado, por respeito pela natureza e em nome de uma infinidade de pratos típicos da cozinha algarvia. Sem esquecer os bivalves nem os crustáceos tão apetecíveis, seja nas entradas, seja para continuar a refeição, a somar aos arrozes caldosos feitos à base de tão variados produtos de mar. 

Terra adentro, as serras do Caldeirão, de Espinhaço de Cão e de Monchique elevam os solos e mostram uma paisagem mais frondosa e a predominância do gado caprino, sobretudo nas duas primeiras, sendo a segunda conhecida pela caça, actividade que dá azo a pratos de perdiz e coelho presentes no receituário algarvio. 

Mas é no Barrocal, situado entre o mar e a serrania, que encontramos a criação o montado de porco alentejano, nascido e criado no Zambujal, Alcoutim, e por conseguinte Feito no Zambujal, nome da empresa de Manuel e Rui Jerónimo, que convidam os aficcionados em enchidos a visitarem a fábrica e fazer a degustação dos seus produtos.

Terra adentro, viajamos também até à Reserva Natural do Sapal de Castro Marim e Vila Real de Santo António, no Barlavento, onde Jorge Raiado mostra como se extrai a flor de sal com a chancela da Salmarim, nas salinas ancestrais de Castro Marim. Eis a matéria-prima para temperar e intensificar os sabor dos cozinhados, das saladas e demais pratos de uma cozinha plena de tradição. Acrescem os frutos secos, ingredientes da doçaria do Algarve e a afamada laranja, o mel e os queijos, para rematar a refeição.