O Projecto Matéria é sobre criar conhecimento
é sobre procura
é sobre saber parar e contemplar
é sobre a importância do tempo
é sobre partilha
é sobretudo, sobre as PESSOAS
este é um espaço que queremos que seja para todos, construído por todos.

Vivemos numa época em que estabelecemos, com a comida, uma relação de absoluta confiança, em que aceitamos tudo o que comemos sem questionar seja o que for.

Quantas vezes pensamos na origem dos alimentos que ingerimos?
Será que sabemos de onde vêm?
Como são produzidos?
Como chegam até nós?
Quais as paisagens que os encerram?

Será que conhecemos quem os produz? As dificuldades por que passam? Em que condições o fazem? O trabalho que está implícito?

Os produtores são os guardiões do território, do saber fazer, das tradições, dos costumes e em última análise da nossa identidade.

Queremos que eles façam parte do processo diário da nossa cozinha, da nossa aprendizagem, da nossa filosofia e da mensagem que queremos transmitir. Para que isto aconteça, temos de ir ao seu encontro e percorrer o País de Norte a Sul, estar dispostos a passar tempo e perceber o que fazem e como o fazem.

O Matéria é um projecto sem fins lucrativos, desenvolvido pelo chefe João Rodrigues, que pretende promover os produtores nacionais com boas práticas agrícolas e produção animal em respeito pela natureza e meio ambiente, enquanto elementos fundamentais da cultura portuguesa.

Como é que o vamos fazer?

  1. Mapeamento dos produtores nacionais - o que produzem e onde estão;
  2. Contando a história destas pessoas;
  3. Dinamizando e participando em iniciativas que ajudem a reforçar esta rede de contactos entre produtores, chefes e comunidade;
  4. Dinamizando e participando em inciativas educacionais com crianças que promovam o aumento de conhecimento sobre alimentação e a origem dos alimentos;
  5. Promovendo os produtores em ligação à gastronomia e enquanto elementos fundamentais da cultura portuguesa.

O Projecto Matéria está aberto a todos os que queiram nele participar e ajudar a construir este mapeamento, contribuindo assim para a sustentabilidade do trabalho dos produtores, para um aumento do consumo de produto nacional e mais consciente.

O Projecto Matéria é financiado pelo Turismo de Portugal, conta desde o início com a Icel e o Grupo Altis Hotels como parceiros no desenvolvimento, e com o apoio institucional da Comissão Nacional da Unesco.